A Escola Estatal Bauhaus foi fundada por Walter Gropius em Weimar no ano de 1919, a partir da fusão da Escola de Artes Plásticas com a Kunstgewerberschule.
O conceito desta escola, tinha como objectivo fazer a fusão entre a arquitectura, o artesanato, e a academia de artes.
Com o fim da primeira Guerra Mundial Gropius sentiu a necessidade de criar um novo estilo arquitectónico que reflectisse a nova época. O seu estilo quer na arquitectura, quer na criação de bens de consumo primava pela funcionalidade, custo reduzido e orientação para a produção em massa, sem jamais limitar-se apenas a esses objectivos.
O próprio Gropius, afirmará que antes de um exercício puro do racionalismo funcional, a Bauhaus deveria procurar definir os limites deste enfoque, e através da separação daquilo que é meramente arbitrário do que é essencial e típico, permitir ao espírito criativo construir o novo em cima da base tecnológica já adquirida pela humanidade.
Gropius queria unir novamente os campos da arte e artesanato, criando produtos altamente funcionais, com atributos artísticos. Foi director da escola entre 1919 e 1928, sendo sucedido por Hannes Meyer e Mies van der Rohe.
Sem comentários:
Enviar um comentário